domingo, 1 de junho de 2008

As práticas avaliativas na sala de aula em matemática

A minha preocupação é coletiva. É um verdadeiro nó na educação escolar: A forma como nós, docentes, praticamos o ato de avaliar, principalmente na área de matemática. Na atualidade é cada vez maior a preocupação na verificação da aprendizagem. Mas, tal preocupação só é incessante para os professores comprometidos com processo ensino-aprendizagem. É possível afirmar que, invariavelmente, surgem propostas para uma melhor educação, surgem conceitos, teorias que dão origem a novas idéias e formatações de um ensino que tentem garantir a aprendizagem do aluno, no entanto, é na hora de avaliar o aluno que se dá o nó. Que instrumentos existem que possam garantir que o aluno realmente aprendeu? O desafio para o docente compromissado não é apenas ensinar, mas sim, perceber se o aluno aprendeu. Em todos esses anos de docência, tenho enfrentado tal dilema. Tenho procurado artigos e livros que tratem com propriedade o ato de avaliar. Tenho encontrado boas literaturas e pôr-las em prática. É um ato constante. Crie o blog no intuito de trocar experiências com outros colegas e usar a internet como ferramenta que possa me auxiliar nessa tarefa. Aguardo respostas

Nenhum comentário: